Disciplinas do PCM

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( 1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Stevens Rehen
Ementa: Tópicos avançados sobre biologia do câncer e células-tronco embrionárias

(4 créditos – 60 horas)
Prof. Resp.: Luiz Eurico Nasciutti
Ementa: Ontogênese e filogênese da matriz extracelular. Biossíntese, estrutura e funções dos principais constituintes (colágenos, sistema elástico, proteoglicanas, glicoproteínas). Receptores celulares de matriz. Interação célula-matriz. Matriz extracelular e desenvolvimento. Adesão e junção  celular. Membranas basais.
Bibliografia:
Artigos recentes da área
Cell Biology of Extracellular Matrix – Elizabeth D. Hay, 2° ed., Plenum Press New York, 1991.
Cell-matrix interactions and cell adhesion during development – Ekblom P, Vestweber D, Kemler R, Ann Rev Cell Biol, 2:27-47, 1986.
Molecular and cellular aspects of basement membranes – Rohrcah DH, Timpl R eds, Academic Press, New York, 1993.
Collagen family of proteins – Van der Rest M, Garrone R, FASEB J, 5;2814-2823, 1991.

(2 créditos- 30 horas)

Prof. Resp.: Lycia de Brito Gitirana
Ementa: Fundamentos teóricos e práticos focalizando métodos citoquímicos, histoquímicos e para a evidenciação de enzimas em células e tecidos.
Bibliografia:
Artigos recentes da área
Handbook of histopathological and histochemical techniques – C.F.A. Culling, 3° ed., 1974.
Histopathologic technic and practical histochemistry – R.D. Lillie and H.M. Fullmer, 1976.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: João Ricardo Lacerda de Menezes
Ementa: Bases estruturais de organização do sistema nervoso, da célula nervosa e glial, aos circuitos neurais, dos núcleos e feixes às macroestruturas.
Bibliografia:
Artigos recentes da área
Principles of neural science – Kandel E, Schwartz V, Jessel T, (3° ed.), Elsevier, New York, 1991.

( 1 crédito – 15 horas)

Prof. Resp.: Fernanda Moll e Stevens Rehen

Ementa: Ciclo de palestras, seminários, sessões, journal club e workshops com ênfase nas ciências da saúde, participação de palestrantes nacionais e internacionais, abordagem de temas atuais de diferentes áreas de conhecimento da medicina, área básica da saúde e inovação tecnológica

( 2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Attilio Pane

Ementa: Over the past 20 years, non-coding RNAs have emerged as powerful regulators of gene expression and genomic stability in distantly related organisms. A plethora f ncRNAs havebeen shown to control critical events during animal development and have beenoften connected to human disease. The course aims to provide a broad overview of the most recent literature covering the biogenesis and function of ncRNAs in Metazoans Integrated Principles of Zoology – C.P. Hickman Jr., L.S. Roberts, F.M. Hickman, 7° ed., Times Minor/Mosby College Publishing, 1984.

(3 créditos- 45 horas)

Prof. Responsável: Rodrigo Nunes

Ementa: Revisão Inicial sobre os aspectos históricos e conceitos e técnicas básicas da biologia molecular, tais como clonagem, PCR, Enzimas de restrição, dentre outras técnicas. Princípios básicos de bioinformática focados na compreensão da genômica funcional técnicas de perda e ganho de função genica para estudos morfogênese.

 

Prof. Resp.: Coordenador do curso

Créditos: 00

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: Manoel Luis P. S. Costa
Ementa: Óptica geométrica. Óptica física. Iluminação de Koehler. Contraste de fase. Contraste interferencial. Polarização. Fluorescência. Vídeo. Fotografia. Confocal. Processamento digital.
Bibliografia:
Video microscopy – Inoué S, Plenum Press.
Digital image processing – Castleman K, Prentice Hall.
Photography through the microscope – Delly J, Kodak.
Handbook of biological confocal microscopy – Pawley J, Plenum Press.

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: Cláudia dos Santos Mermelstein
Ementa: Miogênese e miofibrilogênese. Citoesqueleto. Métodos e técnicas de estudo. Efeito do éster de forbol TPA. O gene MyoD1. A função da desmina. Medidas de cálcio intracelular. Somitos. Distrofia muscular.
Bibliografia:
Artigos recentes da área
Molecular Biology of the Cell – Alberts, Bray, Lewis, Raff, Roberts e Watson, Garland Publishing Inc., New York, 1986.
Molecular Cell Biology – Darnell, Lodish, Baltimore, 2° ed., W.H. Freeman and Company, New York, 1990.
Cell Biology – Karp, McGraw-Hill Inc., New York, 1979.

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Resp.: Manoel Luis P. S. Costa

Ementa: Introdução à computação e à imagem biológica: microscopia. Aspectos práticos: aquisição, equipamento. Análise: morfometria, quantificação. Processamento digital: convoluções, FFT.

Bibliografia:
Computer assisted microscopy – John Russ, Plenum Press.
Video Microscopy – Shenya Inoué, Plenum Press.
Bibliografia: Textos para computação.

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Resp.: Manoel Luis P. S. Costa

Ementa: Introdução à computação. Processamento de texto. Planilhas. Banco de dados. Processamento digital e outros recursos especializados.

Bibliografia: Textos para computação.

(2 créditos- 30 horas)
Prof. Resp.: Comissão deliberativa
Ementa: Disciplina eletiva oferecida ocasionalmente quando houver atividades presenciais em eventos organizados ou recomendados pela Comissão de Pós-Graduação, como Jornadas da Pós-graduação.(palestra, oficinas, comunicações orais, mesa redonda).

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Resp.: Marcos Farina

Ementa: Fundamentos de microscopia (fundamentos físicos, microscópio eletrônico de transmissão). Microanálise de raios X (fundamentos básicos de mecânica quântica, átomo de Bohr, produção e detecção de raios X no ME). Espectroscopia de perda de energia de elétrons (elétrons de espalhamento elástico e inelástico no ME, campo claro elástico, imagem espectroscópica eletrônica).

Bibliografia: Artigos científicos.

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Comissão Deliberativa

Ementa: Disciplina eletiva oferecida ocasionalmente quando houver atividades presenciais em eventos organizados ou recomendados pela Comissão de Pós-graduação, como Jornadas da Pós-graduação.(palestra, oficinas, comunicações orais, mesa redonda).

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Responsável: Rodrigo Martins

Ementa: Conceitos básicos de instabilidade genômica, perspectiva histórica e estado-da-arte dos mecanismos moleculares das principais vias de sinalização ao dano no DNA (Ex: ATM, ATR, Chk1, Chk2, MRE11, RAD50, NBS1, Myc, p53) mecanismos moleculares de estresse replicativo e principais doenças/síndromes associadas à instabilidade genômica evias de sinalização ao dano no DNA

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Responsável: Rodrigo Martins

Ementa: Anatomia, perspectivas históricas e comparativas do desenvolvimento ocular. Determinação de território ocular, indução e estágios tardios da morfogênese do cristalino. Fatores tróficos, controle do ciclo celular, diferenciação das fibras do cristalino. Organização Básica da retina e sua composição celular em diferentes espécies. Especificação de tipos celulares, controle do ciclo celular, diferenciação celular e sinaptogênese durante o desenvolvimento da retina. Patologias do desenvolvimento ocular.

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Katia Carneiro
Ementa: Histórico, tipos de modificações epigenéticas, mecanismos de controle epigenético, epigenética durante o desenvolvimento, regeneração e câncer, epigenética e comportamento.

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Roberto Lent

Ementa: Introdução ao tecido nervoso; Bioeletrogênese: canais iônicos, potências de membrana, propriedades passivas de membrana, potencial de ação; Sinapse: transmissão sináptica, receptores lonotrópicos, receptores metabotrópicos, sistemas de neurotransmissores; Organização geral dos sistemas sensoriais ? plano comum; Organização anatomo-funcional da percepção e do movimento; Organização geral dos sistemas motores-hierarquia; Unidade motora e ação muscular; Sistema motor visceral; Hipotálamo; Hipotálamo e estados motivacionais .

(3 créditos- 45 horas)
Prof. Resp.:
 Ana Maria Blanco Martinez
Ementa: Princípios da regeneração neural e diferenças regionais do potencial regenerativo; propriedades neuronais intrínsecas e condições não neuronais extrínsecas para se obter uma boa regeneração; respostas neuronais à injúria e respostas celulares não neuronais; princípios de neuroplasticidade.

(3 créditos- 45 horas)
Prof. Resp.: Helena Araujo
Ementa: O curso visa ao treinamento em novas tecnologias de imageamento in vivo utilizando microscopia confocal. Serão abordados conteúdos teóricos sobre bases da microscopia confocal, o uso do Ressonant Scanner e como coletar imagens de embrião inteiro. As aulas práticas envolvem coleta de imagens de cultura de células e de embriões e estruturas corporais de Drosophila durante os períodos larval e pupal. As práticas visam o entendimento da dinâmica do citoesqueleto e modificações ao nível da membrana analisados a partir das células em cultura. Além disso, as coletas de imagens de embriões permitem a análise da dinâmica da divisão nuclear.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.:
Jean Christophe Houzel
Ementa: A disciplina consiste em participar de 20 (vinte) seminários de apresentação de dados (Journal de Dados) do Departamento de Anatomia. Nestes seminários são apresentados e discutidos os resultados de trabalhos científicos em desenvolvimento pelos grupos de pesquisa do departamento de Anatomia. A apresentação do seminário pelo aluno de pós-graduação equivale a 2 (duas) presenças.

(1 crédito – 15 horas)

Prof. Resp: Rogério Panizzutti

Ementa: A disciplina consiste em participar de 30 (trinta) seminários de apresentação de artigos científicos doGrupo de neuroquimica das patologias neuropsiquiátricas. Nestes seminários são apresentados artigos científicos abordando diversos assuntos relacionados aos aspectos moleculares de patologias neuropsiquiátricas, tais como a doença de Alzheimer e esquizofrenia.

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Resp.: Joice Stipurky

Ementa: Princípios gerais da utilização de modernas técnicas de manipulação do sistema nervoso central de embriões de camundongo e ave para o estudo in vivo das células progenitoras neurais. Curso teórico-prático sobre técnicas de: 1) injeção intraventricular com eletroporação in utero do encéfalo murino; 2) obtenção e eletroporação de slices de encéfalo murino; 3) injeção com eletroporação in ovo de embriões de galinha. A disciplina ainda abordará na parte teórica diferentes técnicas que podem ser conjugadas às abordadas na parte prática, através da discussão de artigos científicos, bem como incentivará o aluno a utilizar as técnicas propostas, em seus projetos de dissertação e tese.

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Resp.: Stevens Rehen

Ementa: Palestra e oficinas de produção de material para divulgação cientifica

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Fabio Mendes

Ementa:. Estudo dos diferentes tipos de comunicação celular em diferentes contextos celulares. Sinalização celular durante o desenvolvimento embrionário. Sinalização celular no ciclo celular, Sinalização celular na migração celular. Sinalização celular na transição epitélio mesenquimal. Sinalização celular em processos tumorigênicos

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.
Ementa: Perspectivas históricas, descoberta e concepção das categorias funcionais. Proto-oncogêneses e oncogêneses: Src, Ras, Myc, EGF. Supressores de tumor: Rb,p53, Mdm2. Mecanismos moleculares de controle de proliferação e morte celular por oncogêneses e supressores de tumor. Integridade genômica e tumorigênese.

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Resp.: Grasiella Matioszek

Ementa: Apresentar os princípios teóricos básicos da microscopia confocal. Ensinar a utilização do microscópio confocal pelos alunos ? ?hands on?. Demonstrar técnicas avançadas de utilização do microscópio confocal:Time Lapse, Lambda Scanning, FRAP, FRET

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Leandro Alves

Ementa: Modelos experimentais de estudo em endocrinologia. Tumores endócrinos, tumores neuroendócrinos, modelos de diabetes e obesidade. Modelos murino e em zebrafish. Fronteiras em endocrinologia experimental

(1 crédito – 15 horas)

Prof. Resp.: Coordenador do Programa

Ementa: A disciplina consiste em presenciar os seguintes seminários: Seminários Integrados do ICB, Vesalius, ALV, IBCCF, PAN, Microbiologia E Imunologia, IDOR e Exames de Qualificação do PCM.

 

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Coordenador do Programa

Ementa: A disciplina consiste em presenciar os seguintes seminários: Seminários Integrados do ICB, Vesalius, ALV, IBCCF, PAN, Microbiologia E Imunologia, IDOR e Exames de Qualificação do PCM.

(2 crédito- 30 horas)

Prof. Resp.: Antonio Palumbo

Ementa: Origem e natureza do câncer: histórico, definições, origem e conceitos em heterogeneidade tumoral; Mecanismos de carcinogênese: Princípios da carcinogênese química, física e biológica. Epidemiologia do câncer; Regulação da expressão gênica de células tumorais: mecanismos moleculares envolvidos na carcinogênese e na progressão tumoral; Microambiente tumoral: angiogênese, imunologia de tumores e principais tipos celulares envolvidos no câncer; Terapêutica: principais classes de quimioterápicos. Terapias alvoespecíficas e imunoterapias.

(2 créditos –30 horas)
Prof. Resp.
: Flávia Lima
Ementa: Divulgação e difusão científica voltada para estudantes do Ensino médio e fundamental. A Universidade vai à Escola: realização de oficinas e palestras sobre o que é Ciência e o que faz um cientista; temas vinculados ao conteúdo dado em sala de aula sobre, por exemplo, o corpo humano, meio ambiente, etc. Ensinar Ciência de maneira lúdica e prática.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.
: Gilda Neves
Ementa: Bioética: histórico das diretrizes de ética internacional e nacional; Conceitos gerais de ética, ética em pesquisa e ética com uso de animais. Biossegurança: conceitos, histórico e situação da Biossegurança no Brasil; Classes de risco dos organismos biológicos; níveis de biossegurança; Equipamentos de proteção individual e coletivo; Boas práticas de laboratório; Risco químico; Risco radioativo; Padrão de Procedimentos Operacionais; Mapa de risco; Desinfecção e esterilização; Plano de gerenciamento de descarte de resíduos; Plano de emergência e medidas de contingência; Prevenção de incêndio. Experimentação com Animais (ratos, camundongos, coelhos): conceitos, histórico e situação das Leis sobre experimentação animal no Brasil e outros países; Princípios éticos com experimentação utilizando animais; Diretrizes básicas para a utilização de animais em experimentos científicos; Cuidados com manipulação dos animais: espaço destinado, ruído, contenção; Biotérios; Vias e locais de administração de drogas; Técnicas anestésicas em animais de
laboratório; Cuidados com os animais no pós-cirúrgico; Eutanásia.
Bibliografia: Artigos científicos atualizados.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: Samuel Valença
Ementa: As aulas sobre biologia redox têm como foco o estudo das células e moléculas nos estímulos/lesões oxidativas. Os debates e apresentações objetivam criar um fórum de debate sobre metodologias e aplicações de testes para estresse oxidativo (EO) e dano oxidativo (DO), investigação de vias e fatores de transcrição envolvidas na resposta do EO/DO, análise crítica de resultados em artigos publicados sobre EO/DO, aplicações de metodologias para análise de EO/DO em projetos em andamentos e novas alternativas laboratoriais para EO/DO levando-se em consideração o campo da imunologia e as células/moléculas envolvidas na resposta imunológica. Os seminários serão apresentados pelo professor e pelos alunos. A proposta de apresentação deverá ser enviada previamente aos debatedores (professor responsável pela disciplina e outro aluno escolhido por forma de sorteio) como forma de avaliação.

(1 crédito – 15 horas)

Prof. Resp.: Lycia de Brito Gitirana

Ementa: Aspectos gerais da morfologia dos peroxisomas. Identificação dos peroxisomas através de técnicas citoquímicas. Morfologia e distribuição dos peroxisomas os diferentes tecidos animais. Aspectos gerais da histofisiologia dos peroxisomas. Participação dos peroxisomas em diferentes processos bioquímicos. Aspectos ultraestruturais e bioquímicos da proliferação e biogênese de peroxisomas em diferentes mamíferos. Indução da proliferação de peroxisomas por alguns poluentes ambientais e drogas em tecidos animais. Estrutura e função de peroxisomas no rim e fígado de mamíferos.

Bibliografia:
Artigos recentes da área
Böck P., Kramar R. ad Pavelka M.(1980): Peroxisomes and related particles. Cell Biol. Monographs 7,Wien. New York.
Caraville M.P.(1995):Cell Biology in Enviroenmental Toxicology. Universidad del Pais Vasco. Cap. 9. Gibson G. and Lake B. (1993) Peroxisomes, Biology and Importance in Toxicology and Medicine. Cap. 7.
Hurban Z. and Rechgigh M. (1969):Microbodies and relates particles. Int. Rev. Cell Biol.,Suppl. 3. Academic Press. London. New York. Artigos científicos.

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Roberto Lent
Ementa: Conceitos fundamentais. Em neurociências, neurologia, neuropatologia e psiquiatria.
Substratos moleculares e celulares das doenças do sistema nervoso. Pesquisa translacional em
neurociência. Novos avanços em diagnóstico molecular, citopatológico e de neuroimagem. Novos
avanços em terapias farmacológicas e cirurgias das doenças do sistema nervoso.

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Leonardo Freire

Ementa: Apesar de ser o biopolímero mais abundante na natureza, a importância biológica dos carboidratos
foi subestimada por décadas. A diversidade e a complexidade dos carboidratos e glicoconjugados
talvez tenham sido fatores que dificultaram e retardaram a observação da importância das glicanas
em processos biológicos fundamentais. Com o passar dos anos, tornou-se claro que os carboidratos
complexos são fundamentais para a modulação de processos biológicos, sendo necessário o
estabelecimento de novas abordagens para a elucidação do papel das glicanas na relação
estrutura/função. No início da década de 80 foi criada uma nova fronteira da biologia molecular,
denominada glicobiologia.
Os avanços recentes nas modernas metodologias analíticas são responsáveis pelo aumento no
número das pesquisas em glicobiologia. Esse aumento resultou na compreensão da importância do
binômio inseparável estrutura/função biológica, dos oligossacarídeos ligados a proteínas. As
proteínas, durante a sua biossíntese podem ser modificadas através ligações com açúcares,
formando as glicoproteínas contendo glicanas
N– e O-ligados.
As glicoproteínas são encontradas, predominantemente, nas superfícies celulares e na matriz
extracelular, participando do primeiro ponto de comunicação nas interações celulares [1, 2, 3].
Além das proteínas, os lipídios também podem ser glicosilados, formando os glicolipídios. Assim,
a superfície das células é recoberta por uma variedade de glicomoléculas [4] cujo domínio glicana
está diretamente envolvido nos mecanismos moleculares de fenômenos biológicos como o
endereçamento dos leucócitos para os locais de inflamação e infecção [5]; a adesão e a permanência
de microrganismos no hospedeiro [6, 7]; e na patologia de muitas doenças humanas.

(4 créditos – 60 horas)
Prof. Resp.
: Luiz Eurico Nasciutti
Ementa: Estudo da estrutura dos tecidos animais e noções de histofisiologia.
Bibliografia:
Artigos recentes da área
Cell and Tissue Biology – L.Weiss 6° ed., Urban & Schwarzenberg, 1988.
Text/Atlas of Histology – Leeson, Leeson, Paparo, W.B.Saunders Company, 1988.
Molecular Cell Biology – Darnell, Lodish, Baltimore, 2° ed., W.H. Freeman and Company, New York, 1990.

(4 créditos – 60 horas)
Prof. Resp.
: Lycia de Brito Gitirana
Ementa: Estudo microscópico da organização estrutural e das correlações histofisiológicas dos sistemas de vertebrados com ênfase no homem.
Bibliografia:
Artigos recentes da área
Cell and Tissue Biology – L.Weiss 6° ed., Urban & Schwarzenberg, 1988.
Text/Atlas of Histology – Leeson, Leeson, Paparo, W.B.Saunders Company, 1988.

(1 crédito – 15 horas)

Prof. Resp.

Ementa: Esta disciplina teórica tem por objetivo apresentar os mecanismos pelos quais o processamento de RNA por splicing torna-se aberrante em células tumorais. Serão apresentados exemplos de variantes de splicingem distintos tipos de tumores e suas ações na biologia de tumores. Por meio de aulas teóricas e seminários, demonstraremos métodos e abordagens de avaliação de transcritos processados de forma aberrante e possíveis abordagens diagnósticas e terapêuticas.

(1 crédito – 15 horas)

Prof. Resp.: José Garcia Ribeiro Abreu Junior

Ementa: Ensinar o aluno de Mestrado e Doutorado a tratar seus resultados de forma a obter imagens que atendam as direções das revistas científicas. O aluno será estimulado a cuidar de seus dados para que eles alcancem qualidade de publicação antes do final de seu trabalho de tese. Será abordado organização de figuras, mensagem da imagem, qualidade das figuras e como lidar com o tratamento de imagens para apresentação.

(6 créditos – 90 horas)

Prof. Resp: Ana Maria Blanco Martinez

Ementa: Microscópio eletrônico de transmissão. Técnicas de fixação, pós-fixação, desidratação, inclusão, ultramicrotomia, contrastação. Citoquímica ultraestrutural. Princípios físicos do microscópio eletrônico. Técnicas de visualização e fotografia. Artefatos. Microscópio eletrônico de varredura. Drogas usadas em microscopia eletrônica.
Bibliografia:
Advanced Techniques in Biological Electron Microscopy – James K.Kolhler, Springer-Verlag Berlin.
Electron Microscopy in Molecular Biology – J.Sommerville & U.Scheer, IRL/PRESS.

(2 créditos – 30 horas)
Profs. Resp: Bruno Robbs
Ementa: Esta disciplina visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente dos marcos característicos do câncer, conforme descritos nas publicações clássicas e atualizadas na
área. Os alunos explorarão as principais características que definem a biologia do câncer e discutirão como esses princípios guiam a pesquisa e o desenvolvimento de terapias
antineoplásicas.
Objetivos: Entender os marcos característicos do câncer e sua relevância para a biologia tumoral; Analisar os mecanismos moleculares e celulares subjacentes a cada
característica; Promover a capacidade crítica e analítica dos alunos na interpretação de dados científicos relacionados ao câncer.
Tópicos abordados: Introdução à Biologia do Câncer; Sinalização proliferativa sustentada; Evasão da Supressão de Crescimento; Resistência à Morte Celular; Imortalidade
Replicativa; Indução de Angiogênese; Ativação da Invasão e Metástase; Deregulação do Metabolismo Energético; Evasão da Destruição Imune; Inflamação Promotora de Tumor;
Estabilidade Genômica e Mutação.
A avaliação será baseada na apresentação de seminários, participação ativa na disciplina, autoavaliação e presença

(1 crédito – 15 horas)

Prof. Resp.: Coordenador do Curso

Ementa: Esta disciplina visa proporcionar uma experiência didática voltada para o ensino remoto. Junto a um professor do Instituto de Ciências Biomédicas, o aluno desenvolverá material para o ensino remoto, seja na forma de vídeos de suporte ao ensino, material de avaliação remota ou outro material de suporte como exercícios voltados para o curso específico em que o supervisor/professor é responsável. O aluno PG não ministra aulas síncronas, mas acompanha o professor responsável pela disciplina ao longo do período, permitindo que vivencie o aprendizado dos alunos de graduação no formato à distância.

(1 crédito – 15 horas)

Prof. Resp.: Coordenador do Curso

Ementa: Esta disciplina visa proporcionar uma experiência didática voltada para o ensino remoto. Junto a um professor do Instituto de Ciências Biomédicas, o aluno desenvolverá material para o ensino remoto, seja na forma de vídeos de suporte ao ensino, material de avaliação remota ou outro material de suporte como exercícios voltados para o curso específico em que o supervisor/professor é responsável. O aluno PG não ministra aulas síncronas, mas acompanha o professor responsável pela disciplina ao longo do período, permitindo que vivencie o aprendizado dos alunos de graduação no formato à distância.

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Coordenador do Curso
Ementa: Disciplina de conteúdo variável que compreende o desenvolvimento de técnicas especiais nas diversas áreas das ciências morfológicas.

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Coordenador do Curso
Ementa: Disciplina de conteúdo variável que compreende a participação em atividades didáticas no
ensino de graduação, orientação de alunos, etc.

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Coordenador do Curso
Ementa: Disciplina de conteúdo variável que compreende a participação em atividades didáticas no ensino de graduação, orientação de alunos, etc.

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Coordenador do Curso
Ementa: Disciplina de conteúdo variável que compreende a participação em atividades didáticas no ensino de graduação, orientação de alunos, etc.

(3 créditos- 45 horas)
Prof. Resp.: Lycia de Brito Gitirana
Ementa: Aspectos gerais da pele de Mamíferos. Caracterização dos diferentes tipos de tegumento encontrados em Peixes, Anfíbios, Répteis e Aves. Histofisiologia da célula de Merkel e da célula de Langerhans em diversos animais. Importância do tegumento de Anfíbios no intercâmbio com o meio ambiente.

(4 créditos- 60 horas)

Prof. Resp.: Leandro Alves

Ementa: Fisiopatologia do sistema endócrino: tumores neuroendócrinos da hipófise, tumores de tireóide, hipotiroidismo e hipertireoidismo, tiredoidites, diabetes mellitus tipo 1 e 2, feocromocitona, síndrome de cushing, insuficiencia adrenal, doença de Addison

Bibliografia: Artigos científicos.

(6 créditos – 90 horas)

Prof. Resp.: Márcia Cury El Cheikh

Ementa: Princípios gerais de utilização de modernas técnicas histológicas. Organização estrutural e ultraestrutural dos tecidos. Conjuntivo propriamente dito, sanguíneo, cartilaginoso, ósseo (ossificação endocondral e endoconjuntiva), epitelial de revestimento e glandular, nervoso, muscular. Estudo aprofundado em microscopia óptica. Considerações histofisiológicas.

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: Stevens Kastrup Rehen
Ementa: Tópicos avançados sobre biologia do câncer e células-tronco embrionárias

(1 crédito – 15 horas)

Prof. Resp.

Ementa: 1) Fundamentos de Matemática: – Interferência de ondas, difração. – Séries de Fourier, Transformada de Fourier, Convolução 2) Fundamentos de Física: – Estrutura do átomo, níveis eletrônicos, métodos de análise e classificação de orbitais. – Dualidade onda/partícula 3) Desenvolvimento do Microscópio Eletrônico – Aspectos históricos (inclui esquemas do microscópio e seus componentes, fontes de elétrons, coerência espacial e temporal, etc). – Modalidades de microscopia eletrônica (TEM, STEM, etc) – Lentes magnéticas (Teorema Fundamental da Òptica Eletrônica; Aberração esférica, cromática, etc). – Função de Transferência de Contraste (CTF). – ?Ronchigram? (aspectos históricos; Teste de Ronchi em óptica de luz e minimização de aberrações através de análise do Ronchigram em microscopia eletrônica)., – Métodos de Contraste Contraste de fase: (a) pela desfocalização da lente objetiva, com ausência de placas de fase; (b) contraste de fase de Zernicke, com placa de fase de Zernike; (c) Óptica de Schlieren (?singlesideband imaging?); (d) contraste diferencial de Hilbert , com placa de fase de Hilbert.; (e) Placa de fase de ?Volta? (?Volta-plate?); (f) método de contraste baseado em diferenças de fase devido ao efeito Compton gerado em cavidade ressonante por radiação de Laser instalado na coluna do microscópio eletrônico de transmissão. – Microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução; Resolução sub-Angstrom 4) Introdução sucinta à microscopia analítica (EDS e EELS).

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: Flávia Lima
Ementa: A disciplina teórica na forma de seminários e discussões sobre artigos atuais no que diz respeito a origem e desenvolvimento de células da microglia, bem como suas funções e ativação no cérebro diante de uma lesão ou doenças.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.
: Clério Francisco
Ementa: Mecanismos de resposta a agressão celular; Migração e interação celular nos processos inflamatórios; Matriz extracelular e angiogênese; Reparo e regeneração: conceitos gerais; Reparo do tecido epitelial, hepático, coração, osso, cartilagem pulmões e rins.

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Vivaldo Moura Neto

Ementa: Modelo anfíbio e a indução neural; desenvolvimento genético em vertebrados; o modelo do desenvolvimento do camundongo: animais transgênicos; o embrião de ave: relação entre o desenvolvimento molecular e experimental

Bibliografia: Artigos científicos.

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Vivaldo Moura Neto
Ementa: Atividades práticas nos modelos de desenvolvimento de “xenopus, zebrafish, mouse, chick and Quail.
Bibliografia: Artigos científicos.

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Resp.: Cláudia dos Santos Mermelstein

Ementa: A Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e da Medicina vai discutir com alunos e a sociedade em geral alguns dos temas mais importantes em 6 áreas: História da biologia e da medicina e do Prof. Carlos Chagas Filho, por que não há futuro sem passado; Educação em biologia e medicina, onde estão acontecendo importantes mudanças tanto na forma quanto no conteúdo; Imagem biológica e médica, onde acontecem tecnologias revolucionárias; Modelos biológicos, questão tanto técnica quanto importante para a sociedade; Sociedade, temas como Maconha, Evolução e Financiamento da pesquisa; Temas de Fronteiras do conhecimento, como Edição de DNA e RNA, Biologia e Medicina personalizada, Câncer, Diferenciação muscular, Microbiota e Zika

(1 crédito – 15 horas)
Prof.Resp.: Roberto Lent
Ementa: Eventos precoces do desenvolvimento do sistema nervoso. Proliferação neuronal e glial. Controle do ciclo celular. Migração neuronal radial e transversal: determinantes celulares e moleculares; diferenciação neuronal e glial: morfológica, neuroquímica e eletrofisiológica. Determinação gênica da topografia neural. Axogênese. Formação de conexões: orientação avonal e quimioespecificidade. Plasticidade axônica, sinaptogênese. Processos regressivos: apoptose e eliminação de colaterais e sinapses. Plasticidade sináptica. Plasticidade dendrítica.

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.

Ementa: – O curso busca introduzir o campo da Bioinformática, com ênfase na análise de transcriptoma a partir de dados de RNA-Seq. Para isso o aluno começará aprendendo sobre sistemas Linux e comandos básicos no Terminal através de aulas teóricas e exercícios práticos. Depois será exposto como é organizado a informação biológica nos diferentes e mais comuns formatos de arquivos utilizados em bioinformática. Através da análise de uma biblioteca de RNA-Seq já publicada, será realizada aulas práticas e teóricas para demonstrar os diferentes passos para uma análise básica de transcriptoma, sendo eles: 1) Retirada de adaptadores, 2) Controle de qualidade, 3) Mapeamento ao genoma de referência, 4) Contagem de fragmentos nos diferentes genes e 5) Normalização de contagens e avaliação da expressão gênica

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Samuel Valença

Ementa: Os seminários sobre estresse oxidativo têm como objetivo criar um fórum de discussão sobre metodologias, aplicações e análise crítica de resultados em artigos publicados, projetos em andamentos e alternativas laboratoriais praticadas pelos alunos na bancada. Os seminários serão apresentados pelos alunos. A proposta de apresentação deverá ser enviada previamente aos debatedores (professor responsável pela disciplina e outro aluno escolhido por forma de sorteio) como forma de avaliação.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: Cecília Hedin Pereira e João Ricardo de Menezes
Ementa: Os seminários do Laboratório de Neuroanatomia celular abordam como temas o desenvolvimento do sistema nervoso central no contexto das interações celulares de neurogênese e da plasticidade celular.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: José Garcia Ribeiro Abreu Júnior
Ementa: Discussão de artigos científicos recentes sobre temas relacionados a Biologia do Desenvolvimento , Biologia Molecular e Genética
Bibliografia: Artigos científicos.

(2 créditos- 30 horas)

Prof. Resp

Ementa: Tipos de Conhecimento: Científico, Empírico, Teológico e Filosófico: suas naturezas e relações. Processos do método científico; observação, hipótese, experimentação e formulação de teorias. Indução e dedução. Análise e síntese. Juízo de Valor e Conhecimento. Investigação científica: delimitação do tema/problema, estudos exploratórios; coleta de dados. Análise crítica na aquisição de conhecimentos. Ética na pesquisa; plágio. Transmissão dos conhecimentos adquiridos, apresentações orais e escritas: uso das técnicas de aula, seminário, relatório, monografia, dissertação e tese. Preparação de trabalhos científicos, comunicações em congressos; preparação de artigos científicos. Elaboração e análise crítica de projetos de pesquisa. Avaliação pelos pares.

2 créditos
Prof. Resp: José Garcia Ribeiro Abreu Júnior
Ementa: Biologia, fertilização in vitro e desenvolvimento do Xenopus; Rotação cortical e o estabelecimento do “pré-organizer”;Biologia molecular do “spemann organizer” Componentes envolvidos na sinalização mediada por BMPs: conservação evolutiva do eixo dorso-ventral; indução do mesoderma; sinalização por TGFPs; Formação da região anterior do embrião: sinalização mediada por Wnt, Modals e BMPs; Integralização de sinais na formação dos eixos antero-posterior e dorso-ventral .
Bibliografia: Artigos científicos.

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: Flávia Carvalho Alcântara Gomes
Ementa: Estudo do efeito de interações celulares na morfogênese do sistema nervoso com ênfase às interações dos neurônios com astrócitos (oligodendrócitos e microglia); aspectos moleculares e celulares do desenvolvimento do SN.

(3créditos – 45 horas)
Prof. Resp.
: Jean Christophe Houzel
Ementa: Interação morfo-funcional do cérebro, córtex visual e mecanismos de processamento visual; anatomia funcional de células, colunas, rede de conexões.

(2 créditos- 30 horas)
Prof. Resp.: Samuel Valença
Ementa: A disciplina “Oficina de filosofia para cientistas” tem como objetivo desenvolver ou potencializar o senso crítico dos alunos através da discussão
de temas relacionados a filosofia, a ética e a ciência. Espera-se que os alunos após leitura de artigos científicos específicos ou visualização de um filme de caráter cultural, ético
e científico, sejam capazes de fomentar ideias e estratégias motivadoras para a sua própria formação. Os alunos devem ser capazes também de questionar o modelo educacionalcientífico existente e confrontar sua realidade com a de outros países, mais ou menos desenvolvidos. Espera-se que um aluno, após cursar essa disciplina, aumente sua
capacidade de argumentação e defesa a partir de diferentes pontos de vista, além de proporcionar a flexibilidade do pensamento através da troca de opiniões, o que pode levar
o grupo a promover a convivência com as diferenças, sejam estas de cunho político, racial, cultural, científico, acadêmico e cosmológico. Ao término da disciplina cada aluno
deverá elaborar um ensaio sobre uma das áreas específicas abaixo mencionadas, como autoavaliação

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Juliana Vasques
Ementa: Conceitos básicos sobre modelos in vitro, cultivo celular e seus usos nas neurociências. Definições e aplicações de diferentes modelos in vitro: culturas primárias; culturas
organotípicas; linhagens imortalizadas; organóides cerebrais. Células-tronco de pluripotência induzida: modelagem de doenças de forma paciente específica; ferramenta para a
medicina de precisão.
O objetivo da disciplina é apresentar os principais modelos in vitro utilizados nas pesquisas em neurociências, enfatizando suas diferentes aplicações, vantagens e limitações. A
disciplina contará com aulas expositivas apresentadas pela professora responsável e com apresentações/palestras ministradas por pesquisadores com ampla experiência nos
diferentes tópicos abordados.

(2 créditos – 30 horas)

Prof. Resp.: Patrícia Dias

Ementa: – Se propõe a preparar material de divulgação em tópicos a ser escolhido e apresentar o tema em escolha na rede pública de ensino do Rio
de Janeiro. 

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Resp.: Danielle Bonfim

Ementa: Curso teórico-prático abordando técnicas de redação de textos científicos acadêmicos (dissertações, teses e artigos científicos), incluindo o objetivo, as regras normativas e a lógica de construção do texto de cada seção (introdução, objetivo, justificativa, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas) e escrita ética (plágio, autoplágio e crédito de autoria). ao longo do curso, os alunos serão estimulados a aplicar os conceitos aprendidos, tendo como tarefa a elaboração de artigos científicos de tema livre como modelo padrão de texto

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Helena Lobo Borges
Ementa: O aluno participa de um simpósio anual, organizado pelo PCM/Programa de Oncobiologia, interdisciplinar sobre a biologia do câncer. As palestras são realizadas por pesquisadores convidados externos e pesquisadores do programa de Oncbiologia (UFRJ) sobre suas linhas de pesquisa. O aluno deverá comparecer aos dois dias de simpósio (horário integral) para receber o certificado de participação e para receber o crédito na disciplina.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: Vivaldo Moura Neto
Ementa: Palestras e cursos com professores estrangeiros ligados à Cátedra Unesco.
Bibliografia: Artigos científicos.

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: Stevens Kastrup Rehen
Ementa: Fundamentos sobre derivação, cultivo, manipulação, passagem, congelamento, descongelamento, cariotipagem e caracterização de células-tronco embrionárias e neurais humanas.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: Joice Stipursky
Ementa: CONCEITOS DE MEDICINA REGENERATIVA, CONCEITOS DE BIOLOGIA VASCULAR, USO DA MEDICINA REGENERATIVA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS VASCULARES, ESTRATÉGIAS DE ANGIOGÊNESE EM MODELOS DE BIOENGENHARIA, TERAPIAS VISANDO A NORMALIZAÇÃO VASCULAR PARA O TRATAMENTO DE DOENÇAS.

( 3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.
: Helena Lobo Borges
Ementa: Introdução a biologia do câncer; Oncogênese; Controle do ciclo celular; Mecanismos de aopotose; Vias de sinalização intracelular no câncer – interações intercelulares no Câncer.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: Helena Maria Marcolla Araujo
Ementa: Bases da genética de desenvolvimento de Drosophila melanogaster: cromossomas, marcadores e genoma. Ciclo de vida. Bases do desenvolimento embrionário. Bases da metamorfose. Produção e análise de alelos mutantes. Vetores para transformação em drosophila. Mecanismos de expressão dirigida. Mecanismos de produção de clones recombinantes para alelos nulos e sperexpressão. Uso de recursos digitais e bases de dados para o modelo animal.

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Responsável: Claudia Figueiredo

Ementa: Estudo das ferramentas farmacológicas, comportamentais e histopatológicas para estudo da fisiopatologia das doenças crônicas e/ou neurodegenerativas. Análise e interpretação de experimentos comportamentais, e histopatológicos aplicados no estudo destas doenças.

(2 créditos –30 horas)

Prof. Resp.

Ementa: Células tronco: tipos, características celulares e moleculares, funções e uso na medicina regenerativa. Reprogramação Celular: clonagem, células de pluripotência induzida e diferenciação direta. Terapia Celular: tipos, usos, vantagens e desvantagens. Nanomedicina: nanopartículas e nanopolímeros. Medicina personalizada. Bioengenharia tecidual: matrizes para arcabouços e órgãos descelularizados.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp
Ementa: Sistemas modelo em desenvolvimento; Determinação dos eixos de assimetria em invertebrados; Determinação dos eixos de assimetria em vertebrados; organogênese; Desenvolvimento do sistema nervoso; Células germinativas; Regeneração; Desenvolvimento pós-embrionário; Evolução e desenvolvimento; Aspectos básicos e discussão de artigos

 

(3 créditos – 45 horas)

Prof. Resp.: Rogerio Panizzutti

Ementa: Conceitos de plasticidade cerebral; Domínios cognitivos; Declínio cognitivo em transtornos neuropsiquiátricos; Aplicação da plasticidade cerebral para a correção de declínios cognitivos; Avaliação dos resultados da neuroterapia cognitiva; Noções básicas para preparação de projeto de pesquisa; Preparação de proposta de projeto de pesquisa na área.

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: Felipe Leite
Ementa: Histofisiologia do eixo intestino-fígado-cérebro, resposta inflamatória  no eixo intestino-cérebro, alterações no eixo intestino-cérebro no autismo; Modelos experimentais e terapias associadas ao eixo intestino-cérebro no TEA

(1 crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Helena Araujo
Ementa: Disciplina EM INGLÊS, abordando as bases teóricas de tecnologias de Edição Gênica por CRISPR. Professores do PCM e professores convidados, locais e estrangeiros, apresentarão aulas sobre 1) Princípios do sistema CRISPR como imunidade bacteriana e como ferramenta molecular, 2) Ferramentas para o desenho e análise de edição genica por CRISPR; 3) Mecanismos de reparo resultantes de quebra por Cas9; 4) Mecanismos auto-replicativos baseados em CRISPR; 5) Edição gênica e cancer; 6) Drive alélico para correção gênica.

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: Helena Araujo
Ementa: Disciplina EM INGLÊS, abordando:As bases teóricas de tecnologias de Edição Gênica por CRISPR. Professores do PCM e professores convidados, locais e estrangeiros, apresentarão aulas sobre 1) Princípios do sistema CRISPR como imunidade bacteriana e como ferramenta molecular, 2) Ferramentas para o desenho e análise de edição genica por CRISPR; 3) Mecanismos de reparo resultantes de quebra por Cas9; 4) Mecanismos auto-replicativos baseados em CRISPR; 5) Edição gênica e cancer; 6) Drive alélico para correção gênica. Aulas Práticas de 1) Desenho de estratégias para edição gênica; 2) Preparo de reagentes para edição: fontes da enzima Cas9 e do gRNA; 3) Edição gênica em cultura celular; 4) Métodos de delivery de reagentes CRISPR em animais íntegros; 5) Análise de eventos de edição.A avaliação será feita pela apresentação de um projeto escrito voltado para a utilização de CRISPR em seu trabalho de pesquisa.

 

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.
: Rogério Panizzutti
Ementa: Componentes de um projeto de pesquisa. Como justificar a importância do projeto. Ferramentas para encontrar oportunidades de financiamento para pesquisa. Relatos de experiências de professores com a obtenção de financiamento. Preparação de proposta de projeto de pesquisa na área de interesse do estudante.

 

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.

Ementa: Next Generation Sequencing Technologies were first developed only 10 years ago, yet they have already profundly impacted many fields of scientific research. NGS-based techniques, including RNAseq, ChIP-seq and small RNA profiling, have provided invaluable insight in the molecular mechanisms underlying development and evolution. The course will highlight the major discoveries achieved with NGS approaches. Selected NGS techniques will be described in details starting from the bench-top biology to the downstream bioinformatic analyses.

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.
Ementa: Através de uma análise crítica de textos de divulgação científica, dos seus objetivos, seus erros e vícios mais comuns e da redação assistida de artigos sobre temas diversos, os participantes serão sensibilizados para reconhecer e praticar divulgação científica de qualidade.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: João Ricardo Lacerda de Menezes
Ementa: Preparar o aluno para o ensino teórico da disciplina de neuroanatomia de cursos de graduação; discussão de tópicos pontuais de neuroanatomia humana e comparada aprofundando em termos específicos , sempre com o foco voltado para o ensino de graduação; preparação e simulação de aulas teórico-práticas com discussão dos tópicos, temas e estruturas a serem elaboradas em aula.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: Helena Araujo
Ementa: Células-tronco. Células-tronco humanas. O conceito e a significação de células tronco em tumores. Padrões de desenvolvimento dorso-ventral. Vias de sinalização direito-esquerdo e BMP. Diferenciação celular. Evolução e desenvolvimento em tetrápodos. Evolução gênica e artrópodos.

(2 créditos – 30 horas)
Prof. Resp.: Flávia Alcântara Gomes
Ementa:: Serão abordados os seguintes temas: interações neuro-gliais e neuro-vasculares. Mecanismos celulares e moleculares do envelhecimento do sistema nervoso central. Impacto da neuroinflamação nas doenças neurodegenerativas e virais. Mecanismos celulares e moleculares das doenças neurodegenerativas. Novos modelos biológicos para o estudo do desenvolvimento e doenças do sistema nervoso com foco nas células gliais (especialmente, astrócitos, microglia e oligodendrócitos)

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: Valéria de Mello Coelho
Ementa: Células-tronco e a origem do sistema imunoneuroendócrino, Órgãos linfóides e circulação: Morfofisiologia de medula óssea, timo e órgãos linfóides periféricos; Migração e diferenciação linfocitária e seus fatores regulatórios; Resposta imune inata (barreiras contra infecção; inflamação); e resposta imune adquirida (ativação de linfócitos T e B e respostas efetora e humoral).Organização
do sistema nervoso: neurônios e glia; sinapse nervosa; neurotransmissores.; modelos de estudo, Neurogênese fetal e adulta, Morfofisiologia da hipófise e hormônios hipofisários e suas ações, tireóide, paratireóide, adrenal e pâncreas. Efeitos de hormônios no sistema imunológico, tecido adiposo como órgão endócrino e membro do sistema imune inato em homeostasia e obesidade. Células acumuladoras de gordura e envelhecimento (estudos em timo e cérebro).

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: Vivaldo Moura Neto
Ementa: Biologia do desenvolvimento de Drosophila. A formação da cabeça no Xenopus laevis; Miogenêse no peixe zebra. Evolução das câmaras cardíacas.

(5 créditos – 75 horas)
Prof. Resp.
Ementa: A neurociência de sistemas se caracteriza pelo uso de abordagens diversas no organismo intacto para entendermos o funcionamento do sistema nervoso, com as interações entre as diversas regiões preservadas. Diversas técnicas têm sido desenvolvidas e aplicadas para permitir o avanço da neurociência de sistemas, incluindo as técnicas que serão abordadas no curso: optogenética, eletrofisiologia, microdiálise, imunohistoquímica quantitativa e manipulação genética por vírus. Neste curso teórico-prático os estudantes poderão interagir com experts nestas técnicas, que apresentarão as bases teóricas das diversas técnicas e orientarão os estudantes em seus experimentos. No início do curso os estudantes farão uma breve apresentação de seu trabalho, para discussão de questões experimentais que poderão ser desenvolvidas no curso. A partir disso, os estudantes utilizarão as 2 semanas do curso para realizar os experimentos com as diversas técnicas nos seus modelos de estudo, sob orientação dos professores

(1crédito – 15 horas)
Prof. Resp.: Helena Borges
Ementa: Seminários integrados de vários grupos de pesquisa que trabalham com câncer

(4 créditos – 60 horas)
Prof. Resp.: Valeria Coelho
Ementa: : Organização tecidual: os tecidos básicos, matriz extracelular, Interação célula-célula e célula-matriz, Processos fisiológicos celulares envolvidos na organização e manutenção, Organização tecidual: os tecidos básicos, matriz extracelular, Interação célula-célula e célula-matriz, da homeostasia tecidual: Diferenciação celular, Migração celular, proliferação e morte celular. Fatores regulatórios de processos fisiológicos celulares (citocinas, quimiocinas e fatores de crescimento, reparo tecidual, bioengenharia: conceito, aplicações. Biomateriais: conceito, tipos, potencial para uso em medicina regenerativa, Biomateriais e Nanotoxicologia, Análise estrutural de biomateriais (infravermelho, difração de raio X, microscopia eletrônica de alta resolução e analítica), Desenvolvimento de órgãos artificiais, Biocompatibilidade e inflamação, Pesquisa translacional em biomateriais

(3 créditos – 45 horas)
Prof. Resp.: – Coordenador do Curso

(6 créditos – 90 horas)
Prof. Resp.: – Coordenador do Curso

Prof. Resp.: Coordenador do Curso

Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas