Informações para alunos estrangeiros

Ingresso na Pós-graduação / Agências de Fomento/ Programas/Editais

Alunos estrangeiros podem ingressar nos cursos regulares ofertados pela PCM e concorrer a bolsas de estudos para cursar Mestrado ou Doutorado. As principais agências de fomento brasileiras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferecem bolsas para estudantes estrangeiros. Assim, o ingresso desse público pode se dar por meio de:

  1. Seleção direto para o PCM, por meio de editais gerais que ocorrem duas vezes por ano, ou específicos para estrangeiros;
  2. Convênios e acordos próprios de Docentes do PCM ou da própria UFRJ com parceiros para realização de programas específicos, como cotutela, por exemplo;
  3. Editais de agências de fomento brasileiras, como Capes e o CNPq, para Doutorado Sanduiche. Nesses casos, o aluno faz a maior parte de seu curso no país de origem, e permanece no Brasil por um período determinado ao longo do seu curso;
  4. Editais internacionais, como o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG), parceria entre a Capes, o CNPq e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil com países da África, América Latina, Caribe e Ásia.;
  5. Seleção em convênios promovidos por agências de fomento internacionais, como no caso do The World Academy of Sciences/TWAS com o CNPq.

Caso o estrangeiro tenha dúvidas sobre estágio acadêmico, convênio de cotutela, ingresso na pós-graduação ou qualquer outra dúvida referente a questões acadêmicas, escreva para: posgradpcm@gmail.com

Informações sobre visto a cidadãos estrangeiros (Port)

O regime de vistos para a entrada de estrangeiros no Brasil está publicado no Portal Consular, em https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/vistos/informacoes-sobre-vistos-para-estrangeiros-viajarem-ao-brasil.

O PCM pode oferecer cartas de apoio a estudantes, pesquisadores, professores e técnicos estrangeiros para que possam exercer atividades no PCM. Além disso, o PCM trabalha de maneira conjunta com a Coordenação de Relações Inernacionais (CoRI) da UFRJ, que poderá  orientar os candidatos sobre como obter o visto junto às embaixadas do Brasil em seus países, e auxiliar nos procedimentos administrativos nas instituições brasileiras.

O Brasil mantém política de reciprocidade, concedendo aos estrangeiros o mesmo tratamento que os brasileiros receberiam em seu país. Para mais informações sobre os procedimentos administrativos sobre visto, entre em contato com a representação brasileira no país de origem. A lista dos setores consulares das representações brasileiras está disponível no mesmo portal.

Entrada e permanência no Brasil

Para obter informações sobre a entrada e permanência no Brasil, acesse o site do Ministério da Justiça e Segurança Pública: https://www.gov.br/pt-br/temas/servicos-para-imigrantes

Caso precise prorrogar o visto de estudante estrangeiro, informe-se na Polícia Federal em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/prorrogar-estada-no-brasil

Documentos legais para estada no Brasil

Chegando ao Brasil, o estudante estrangeiro deve obter os documentos obrigatórios para legalizar sua estadia no país e para receber bolsa de estudos concedida por agência financiadora brasileira, quando for o caso. Para mais informações clique em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-se-como-estrangeiro-no-brasil

Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o registro mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se inscrever, uma única vez, quaisquer pessoas naturais, independentemente de idade ou nacionalidade. Cada inscrito é unicamente identificado por um número de inscrição, o CPF, composto de 11 dígitos decimais.

Inscrição do CPF no país de origem:

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), em parceria com a Receita Federal, implementou um sistema para realizar a inscrição no CPF de estrangeiros residentes no exterior diretamente em Repartição Consular brasileira. Assim, o estudante estrangeiro que for aprovado e vier para a Fiocruz deve solicitar a emissão do seu CPF na Embaixada/Consulado do Brasil em seu país de origem. Este documento é indispensável para efetivar o registro e matrícula na Fiocruz.

A fim de solicitar a sua inscrição no CPF, o interessado deverá acessar o site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf-no-exterior

Inscrição do CPF no Brasil:

A inscrição no CPF deve ser feita na Receita Federal pelo próprio interessado ou seu representante legal. O requerimento de CPF também pode ser feito nos Correios, na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. O requerente deve apresentar o passaporte, um comprovante com seu endereço e pagar a taxa de emissão. Depois, é necessário validar o pedido na Receita Federal, que enviará um comprovante com o número de CPF.

Registro Nacional Migratório (RNM) / Residência Temporária no Brasil

De acordo com as leis vigentes no Brasil, o estrangeiro tem até 90 (noventa) dias para solicitar sua permanência temporária no país. O não cumprimento desse prazo acarretará multa diária para o estrangeiro, além da impossibilidade de renovar sua matrícula. Esse procedimento é realizado por meio da obtenção do Registro Nacional Migratório (RNM). O estrangeiro deve acessar o site da Polícia Federal https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-se-como-estrangeiro-no-brasil, verificar quais são os documentos exigidos de acordo com cada caso e realizar um agendamento online neste endereço eletrônico: https://servicos.dpf.gov.br/agenda-web/acessar. Será marcada uma data para que o estrangeiro compareça na Superintendência da Polícia Federal, de acordo com o endereço a que está vinculado, onde apresentará todos os documentos originais. Caso a solicitação seja aprovada, será emitido um protocolo no qual constará o RNM e, posteriormente, será disponibilizada a Carteira do Registro Nacional Migratório (CRNM).

Abertura de conta bancária no Brasil

O estudante é livre para escolher o banco e agência de sua preferência, salvo nos casos de exigência contrária, feita pela agência de fomento para recebimento de bolsa de estudos. Consulte diretamente a agência do banco para obter a lista de documentos necessários e os procedimentos para abertura de conta de estrangeiros. O Banco do Brasil (BB),  instituição bancária pela qual as agências CAPES e CNPq realizam pagamento das bolsas, possui uma agência no Centro de Ciências da Saúde – UFRJ, Rio de Janeiro (RJ). Caso queira abrir uma conta, consulte os telefones de contato na Central de Atendimento do BB.

Seguro / Saúde / Vacinação

  1. a) Seguro Saúde

A Fiocruz exige que os estudantes estrangeiros obtenham um Seguro Saúde (Seguro de Viagem), que deve ser adquirido em seu país de origem, antes de sua vinda ao Brasil. O contrato deve cobrir todo o período no qual o estudante permanecerá no país com assistência médica, traslado e repatriação sanitária. A escolha do seguro é de inteira responsabilidade do estudante. Se o aluno já possui um seguro saúde em seu país, deve se informar junto à empresa sobre a possibilidade de estender benefícios do contrato e usufruir da cobertura no Brasil. Deve exigir e ler o contrato da empresa com atenção observando as coberturas necessárias para viajar, preços, condições e prazos. Deve lembrar de levar sempre consigo toda a documentação necessária para acionar o seguro em caso de emergência.

  1. b) Sistema Único de Saúde (SUS)

Todo estrangeiro tem direito a utilizar o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS). Cadastre-se na unidade de atendimento mais próxima de sua residência.

  1. c) Centro de Vacinação de Adultos (CVA -UFRJ)

Localizada na entrada principal do Centro de Ciências da Saúde, o Centro de Vacinação de Adultos oferece de forma gratuita as vacinas que constam no calendário do Ministério da Saúde. Os estudantes estrangeiros podem levar sua carteira de vacinação, mesmo fora dos momentos de campanha, e atualizá-la seguindo calendário brasileiro.

Horário de Atendimento: De segunda à sexta feira, no horário de 8:00 às 13:00  e de 14:00 às 16:00.

Alojamento no Rio de Janeiro

A UFRJ possui um alojamento estudantil localizado na Ilha do Fundão, ao lado do Centro de Ciências da Saúde, prédio que abriga o PCM: https://ufrj.br/ensino-e-pesquisa/assistencia-estudantil/residencia-estudantil/

Além disso, outro local de residência muito popular entre alunos do PCM que vem de fora do Rio de Janeiro é a Ilha do Governador, onde é possível encontrar imóveis em locais seguros e por preços mais acessíveis. O tempo médio de deslocamento entre a Ilha do Governador e o CCS é de 20-40 minutos em transporte público.

 

Contatos e Redes Sociais para Alunos Estrangeiros na Fiocruz

Associação de Pós-Graduandos da UFRJ

Entidade representante da classe de pós-graduandos da Instituição. Conheça o site da APG e sua página no Facebook:

  • Site: https://apgufrj.wordpress.com/contato/
  • Instagram: @apgufrj

Site da pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PR2 : https://posgraduacao.ufrj.br/pr2 

 

Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas

Contribuindo para a formação de um docente-pesquisador de alto nível científico, competente, comprometido com a importância da atividade científica para o desenvolvimento do país.